Perfil

Equipe dirigente 

A equipe de liderança é composta por 03 professores atuante na escola, com formação em Letras e Pedagogia e Pós-graduação em Gestão Educacional. A equipe promove e coordena reuniões sistemáticas de estudo, de conselho de classe e de trabalho para o aperfeiçoamento constante de todo o pessoal envolvido nos serviços de ensino; acompanha o Corpo Docente no processo didático-pedagógico, garantindo a execução do currículo e a recuperação de estudos, através de novas oportunidades a serem oferecidas as/aos alunos/as, previstos na lei vigente; obedecendo as diretrizes e os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação; garantir a articulação entre a Educação Infantil, o Ensino Fundamental; organizando e atualizando a coleta dos dados estatísticos que possibilitem a constante avaliação do processo educacional, proporcionando a socialização do Projeto Político Pedagógico e o cumprimento do Regimento Escolar, que contribui para a criação, organização e funcionamento da Instituição, buscando promover ações que objetivem a diminuição dos índices de repetência e evasão escolar.
Professores e demais funcionários
O corpo docente é formado por professores do município de Barrocas, sendo que 94% estão cursando ou já concluíram o Ensino Superior, 6% formação em magistério, sendo que a maioria está atuando na área de sua formação.
Os docentes ministram aulas; participando da elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico da escola; participam do processo de análise e seleção de livros e materiais didáticos; elaborando o seu planejamento de acordo com o Projeto Político Pedagógico da Unidade e ensino; propiciando aquisição do conhecimento científico, erudito e universal, respeitando os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do educando; ocasiona uma avaliação contínua, acompanhando e enriquecendo o desenvolvimento do trabalho do aluno, elevando-o a uma compreensão cada vez maior sobre o mundo e sobre si mesmo; promove as avaliações de acordo com os critérios do regimento escolar e da proposta curricular, participando de processos coletivos de avaliação do próprio trabalho e da Unidade Escolar com vistas à melhora o rendimento do processo ensino-aprendizagem.
O pessoal de apoio é formado por 05 funcionários da própria comunidade e da sede do município, sendo que 02 tem o 1º grau incompleto, 01 com 2º grau completo e 02 cursando licenciatura. Os serviços auxiliares terão a função de proporcionar apoio ao conjunto de ações complementares de natureza administrativa e curricular, relativas às atividades de:
· Organizar e superintender os serviços de escrituração escolar e dos registros relacionados com a administração geral;
· Vigilância, apoio de atendimento aos alunos;
· Limpeza, manutenção e conservação da área interna e externa do prédio escolar;
· Controle, manutenção e conservação de mobiliários, equipamentos e materiais didático-pedagógicos;
· Controle, manutenção, conservação e preparo de merenda escolar;
· Digitação e outros serviços de reprodução gráfica;
·  Participar da elaboração, execução e avaliação da proposta pedagógica da escola;
· Executar tarefas gerais determinadas pela equipe diretora, inerentes à função e aos objetivos da escola e da educação
Público Alvo (Alunos que atendemos)
O Corpo Discente é constituído por todos os alunos regulamente matriculados nos cursos em funcionamento na Unidade Escolar, ingressam aos quatro anos de idade no Ensino Infantil e permanecem até o 9º ano do Ensino Fundamental. Sendo que os mesmos faz parte da própria comunidade e das circunvizinhas como: Arraial, Coalhada, Fazenda Nova, Genipapo, Malhada Redonda, Periquito, Tanquinho dos Bois. Como é uma escola núcleo também passou a receber alunos dos Povoados de Alagadiço, Arco, Brasileiro, Baraúna do Rumo, Carrapato, Queimada do Meio, Sossego e Tanque Velho. Os estudantes terão: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; aquisição do conhecimento prático necessário; tendo conhecimento das disposições do Regimento Escolar e funcionamento da escolar; recebe informações sobre os diversos serviços oferecidos pela escola; organiza e participa do colegiado e do grêmio estudantil  estudantil; faz uso dos serviços e dependências escolares de acordo com as normas estabelecidas neste Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar ou estabelecidos pela Direção; toma conhecimento do seu rendimento escolar e de sua frequência, através do boletim; contesta critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; requerer transferências ou cancelamento de matrícula por si, quando de maior  idade, ou através do pai ou responsável, quando de menor; apresenta sugestões relativas aos conteúdos programáticos desenvolvidos pelo/a professor/a, com o objetivo de aprimorar o processo ensino-aprendizagem; reivindica o cumprimento da carga horária prevista na grade curricular; discuti com o serviço de apoio pedagógico ou com os professores regentes os problemas, as dificuldades pessoais e os relacionados ao processo ensino- aprendizagem, propondo soluções.
Famílias
A maioria das famílias são agricultores que vivem da agricultura, agropecuária e do artesanato, muitas dessas famílias fazem parte de algum programa federal de baixa renda.
Muitas dessas famílias ainda acreditam que a tarefa de educar é papel exclusivamente da escola. Atualmente, vive-se numa época em que a desintegração dos valores é os maiores obstáculos para o ser humano. Valores como ética e cidadania estão sendo deixados muitas vezes de fora da formação dos indivíduos. Nesse sentido, a escola não pode deixar que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar a situação. Assim, é preciso uma integração dessas duas instituições com objetivos em comum, buscar metodologias adequadas para se tentar resgatar esses valores tão importantes na formação do caráter dos educandos e que cada segmento entenda sua verdadeira responsabilidade e trabalhem na mesma direção em pro dos mesmos objetivos que é buscar uma educação de qualidade. 
 Programas
A escola EJFP, conta com os seguintes Programas:
Programa
Finalidade
Envolvidos
PGE- Programa de Gestão Educacional
  •   Organizar a Gestão escolar;
  •   Alinhamento (Secretaria de Educação, Escola, Sala de Aula, Aluno e Família);
  •   Alto Desempenho dos alunos.
290
Livro didático
  •   Oferecer ferramenta de apoio ao trabalho do professor e aprendizagem do educando.
286
PNAE
  •   Fornecer merenda de qualidade para os alunos.
290
Bolsa família
  •   Oferecer ajuda de custo às famílias de baixa renda.

PDDE
  •   Disponibilizar recursos financeiros para material escolar e de consumo.
290
PROINFO
  •   Informática para as escolas rurais.
269
Projeto CAT
  •  Educação do Campo – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade.
107
Transporte escolar
  •  Oferece transporte público para os alunos que mora distante da escola.
235

 
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