PGE

Processos Pedagógicos:
Processo: Compromisso com a leitura
Finalidade: Desenvolver o hábito da leitura.
Alinhamento: metas 1 e 3
Passos:
  • Apresentar a proposta;
  • Solicitar que os alunos adquiram livros;
  • Falar com a pessoa responsável pela biblioteca;
  • Solicitar que os alunos façam a leitura em casa;
  • Entregar fichas para analise de livros aos alunos;
  •  Escrever partes mais importantes na ficha;
  • Apresentar;
  • Entregar às fichas preenchidas a professora;
  • Avaliar as fichas dos alunos;
  • Colocar no Portfólio dos alunos.
Processo: Auto avaliando o processo educativo
Finalidade: Refletir sobre o desempenho na unidade.
Alinhamento: Visão, missão e meta 19
Passos:
·         Elaborar um questionário de auto avaliação;
·         Comentar com os alunos sobre o desempenho durante a unidade;
·         Solicitar que respondam o questionário;
·         Analisar as respostas dos alunos;
·         Anotar as sugestões;
·         Melhorar as pratica de sala de aula;
·         Anexar os questionários nos portfólios dos alunos.
Processo: Trabalhando com fábulas
Finalidade: Desenvolver a leitura e a oralidade.
Alinhamento: metas 1, 2 e 3
Passos:
·         Apresentar o processo;
·         Selecionar fábulas;
·         Confeccionar livrinhos;
·         Entregar os livros para os alunos;
·         Marcar fábulas para ser lidas em casa;
·         Sortear alunos para fazer a leitura na sala;
·         Interpretar o texto lido em cada aula;
·         Trabalhar gramática a partir do texto lido;
·         Solicitar que os alunos façam a reescrita observando a estrutura do texto;
·         Fazer o re-conto do texto;
·         Avaliar o processo com positivo/delta.
Processo: Jogo criativo
Finalidade: Divertir com o lúdico criando estratégias para resolução de problemas envolvendo as quatro operações.
Alinhamento: meta 4
Passos:
·         Conhecer os materiais;
·         Preparar;
·         Apresentar regras e fazer combinados;
·         Formar grupos de quatro alunos;
·         Debater sobre as quatro operações;
·         Elaborar entre os grupos fatos matemáticos para realização de debate com perguntas e respostas;
·         Cronometrar o tempo em uma ampulheta utilizada pelo professor;
·         Entregar materiais para realização do jogo da trilha;
·         Avaliar o processo com positivo/delta.
Processo: Placar da classe
Finalidade: Incentivar o estudo do para casa.
Alinhamento: meta 4
Passos:
·         Explicar o Processo para os alunos;
·         Apresentar o gráfico e as instruções de preenchimento;
·         Apresentar regras e fazer combinados;
·         Realizar atividades e fazer correções para preenchimento dos gráficos;
·         Debater sobre as quatro operações;
·         Fazer simulado com questões da OBMEP e registra resultados no gráfico;
·         Resolver lista de exercícios em grupos;
·         Apresentar a correção dos resultados através do gráfico;
·         Representar os resultados obtidos no ábaco;
·         Somar os resultados obtidos;
·         Comparar os gráficos e anexar no portfólio.
Processo: Geometria Plana e Espacial
Finalidade: Desenvolver a capacidade de compreender a geometria plana e espacial, fornecendo subsídios para que possa aumentar a motivação do estudante.
Alinhamento: meta 2, 4
Passos:
·         Comunicar;
·         Fazer a divisão de grupos;
·         Apresentar as estratégias para a construção das peças;
·         Desenvolver cálculos matemáticos de todas as peças que será construída;
·         Confeccionar as pecas geométricas;
·         Fazer acabamento e decoração nas aulas de Artes;
·         Monitorar;
·         Apresentar os trabalhos e avaliar.

Processo: Para Casa
Finalidade: Promover um ambiente propício à aprendizagem.
Alinhamento: meta 19
Passos:
·         Explicar a proposta do processo para os alunos;
·         Preparar aulas e confeccionar cartaz;
·         Criar instrumento de avaliação;
·         Apresentar os cartazes e instrumento de avaliação para os alunos;
·         Aplicar;
·         Monitorar os resultados;
·         Avaliar;
·         Expor os resultados no portfólio.
Processo: Educação Física o caminho para interação e inclusão
Finalidade: Promover a interação e inclusão através de práticas de atividades físicas.
Alinhamento: meta 2, 5, 6
Passos:
·         Selecionar atividades de acordos com a série e idade;
·         Reunir os alunos por turmas;
·         Trabalhar danças, ginásticas, jogos e brincadeiras;
·         Trabalhar com a teoria e a prática das modalidades esportivas;
·         Estimular a coletividade nas atividades;
·         Divisão de grupos;
·         Propor pesquisa de temas esportivos;
·         Apresentar seminários;
·         Avaliar;

Processo: Parada da Leitura
Finalidade: Desenvolver o hábito de leitura.
Alinhamento: Meta 1 e 2
Passos:
  • Comunicar sobre a parada da leitura;
  • Informar os dias e horários;
  • Fazer comunicado;
  • Colar pela escola;
  • Disponibilizar livros;
  • Realizar;
  • Avaliar;
  • Fazer os melhoramentos.

Processo: Música na escola: um valor a ser descoberto
Finalidade: Trabalhar a interdisciplinaridade através da música.
Alinhamento: meta 2, 5, 6
Passos:
·         Apresentar a proposta para os alunos;
·         Discutir sobre gostos musicais;
·         Dividir os grupos;
·         Solicitar que tragam CDs com diferentes gêneros musicais;
·         Fazer a escolha de uma música (todos os grupos)
·         Montar uma apresentação referente à música;
·         Fazer ensaios;
·         Apresentar;
·         Construir relatos;
·         Avaliar;

Processo: Descritores em Ação.
Alinhamento: Missão, Meta 1,2, 3 e7;
Finalidade: Conhecer os descritores da Língua Portuguesa.
Passos:
· Apresentar a proposta para os alunos.
· Trabalhar com os descritores da Prova Brasil;
· Fazer a leitura e interpretação dos textos;
· Entregar atividades com questões relacionadas ao descritor;
· Correção das atividades com questionamento;
· Aplicar simulado;
· Avaliar as aulas.
Processo: Literatura de cordel
Finalidade: Relembrar a história e a origem de Barrocas e suas transformações.
Alinhamento: Meta 1,2,3 e 7.
  Passos:
  • Apresentar a proposta;
  • Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios sobre cordel;
  • Apresentar um livro de cordéis;
  • Dividir em grupos;
  • Distribuir a história para os grupos;
  • Escutar o Hino de Barrocas;
  • Fazer a leitura coletiva da história de Barrocas;
  • Reflexão sobre a leitura;
  • Fazer a interpretação escrita;
  • Socializar a interpretação;
  • Produzir cordel baseado no tema;
  • Sortear o cordel mais original;
  • Apresentar o cordel para outras escolas;
  • Avaliar.
Processo: Roda da Leitura
Finalidade: Incentivar a leitura através de gêneros literários.
Alinhamento: meta 1,2
Passos:
  • Apresentar a proposta;
  • Criar o cantinho da leitura;
  • Fazer a roda de leitura uma vez por semana;
  • Organizar a roda;
  • Executar;
  • Avaliar.

Processo: Aprendendo a preservar o ambiente
Alinhamento: Missão, Meta 1, 2, 4
Finalidade: Refletir sobre as questões ambientais.

Passos:
·      Apresentar a proposta;
·      Mostrar um documentário sobre o lixo;
·      Reflexão sobre o documentário;
·      Apresentar os temas para ser trabalhados;
·      Dividir a turma em grupos de acordo com os temas;
·      Estudar sobre os temas;
·      Preparar um seminário;
·      Apresentar;
·      Avaliar.

Processos Operacionais

Processo: Além dos Muros da Escola
Finalidade: Buscar parceiros externos visando o fortalecimento da aprendizagem dos alunos.
Alinhamento: Missão – meta 11, 12, 13 e 19.
Passos:
·      Criar ficha para inscrição de parceiros;
·      Visitar possíveis parceiros;
·      Dialogar sobre a importância das parcerias na escola;
·      Socializar as necessidades da escola;
·      Firmar parcerias;
·      Fazer a inscrição;
·      Divulgar as parcerias firmadas;
·      Solicitar ajuda dos parceiros.
Processo: Ouvir para melhorar
Finalidade: Construir Canais de escuta para colher sugestões de melhoramento as partes interessadas
 Alinhamento: Visão, Missão e Meta 19
Passos:
·      Reunir as partes interessados;
·      Informar a importância dos canais de escuta;
·      Confeccionar os canais de escutas;
·      Criar instrumentos para monitoramento;
·      Expor os canais nos setores;
·      Abrir e colher sugestões;
·      Consensar sugestões;
·      Validar;
·      Elaborar plano de ação.

Processo – Portfólio: companheiro da aprendizagem.
Finalidade – Orientar a equipe de professores para a construção de portfólio.
Alinhamento – missão/metas: 1, 2, 3, 4 e 14.
Passos:
  • Preparar o material;
  • Convocar a equipe de professores;
  • Elaborar pauta;
  • Acolher;
  • Apresentar a pauta;
  • Realizar o estudo sobre Portfólio;
  • Avaliar.
  • Expor resultados.
 Processo – Resultado das metas de Aprendizagem e metas do ano.
Finalidade – Verificar se as metas estão sendo alcançadas.
Alinhamento – Metas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, e 7.
Passos:
·      Orientar o planejamento;
·      Acompanhar o desempenho dos alunos por unidade;
·      Aplicar na 1ª unidade o diagnostico da FADE;
·      Gerar tabelas e gráficos;
·      Construir plano de ação para melhoramento das disciplinas com abaixo da média;
·      Colocar no portfólio;
·      Aplicar o plano de ação;
·      Monitorar;
·      Avaliar;
·      Expor o resultado.
Processo: Como estou me comportando na escola ?
Finalidade: Melhorar a indisciplina na escola.
Alinhamento: Meta 19
Passos:
·      Rever os combinados com os alunos;
·      Criar novas regras;
·      Elaborar a ficha de monitoramento das regras;
·      Criar pasta do X de todas as séries;
·      Aplicar por unidade;
·      Monitorar;
·      Avaliar e expor os resultados todo início de unidade;
·      Permear os que cumpriram as regras da escola todo inicio de unidade.

Processo: Recreio Dirigido
Finalidade: Diminuir o número de alunos que correm no pátio da escola na hora do recreio.
Alinhamento: Meta 5, 6, 16 e 19.
Passos:
  • Comunicar sobre o recreio dirigido;
  • Fazer um balaio junino para adquirir recursos;
  • Fazer os bilhetes;
  • Vender os bilhetes;
  • Comprar os brinquedos;
  • Arrumar caixas;
  • Colocar os brinquedos;
  • Fazer o cronograma;
  • Realizar o recreio dirigido.

Processo: Otimizando recurso da escola
Finalidade: Diminuir o número de copos e pratos da merenda, jogado no pátio da escola.
Alinhamento: Meta 13
Passos:
  • Fazer fichas para o lanche;
  • Comunicar as merendeiras;
  • Informar aos alunos sobre as fichas do lanche;
  • Falar com os professores sobre as fichas; 
  • Entregar as fichas dos alunos aos professores 5min antes do recreio;
  • Distribuir aos alunos;
  • Entregar às fichas depois do lanche junto com o copo da merenda;
  • Pegar as fichas na cantina;
  • Monitorar.
 Processo: De olho nos resultados
Finalidade: Monitorar números de alunos aprovados, reprovados, desistentes e transferidos.                                       
Alinhamento: Visão, missão e meta 19
Passos:
  • Pegar o livro de ata de resultados finais;
  • Consensar os resultados;
  • Construir tabela;
  • Gerar gráfico;
  • Avaliar;
  • Expor os resultados.
 Processo: Jogue o lixo no lixo
Finalidade: Confeccionar caixas para jogar o lixo das salas.
Alinhamento: visão e missão
Passos:
·         Informar os alunos;
·         Conseguir as caixas;
·         Dividir a turma em grupos;
·         Entregar os materiais para a confecção das caixas;
·         Arrumar as caixas;
·         Colocar nas salas que não tem balde de lixo.

Processo: Torneio Escolar
Finalidade: Integrar a comunidade escolar de maneira lúdica e divertida.
Alinhamento: Meta 5 e 6
Passos:
- Comunicar as turmas;
- Organizar os times;
- Criar nomes de guerra;
- Criar regras ou plano de ação;
- Marcar os dias e horários que irá acontecer;
- Reservar a quadra para o dia do torneio;
- Fazer cartazes;
- Colar pela escola e comunidade;
- Realizar o torneio;
- Avaliar;
- Fazer os melhoramentos para o próximo.

 
Processo: Na Pista de Talentos
Finalidade: Realizar um show para descobrir os tipos de talentos da escola.
Alinhamento: Meta 5, 6, 7 e 19
Passos:
- Comunicar as turmas;
- Cadastrar os grupos (talentos);
- Marcar o dia das apresentações (show);
- Organizar os ensaios;
- Reservar e preparar o local;
- Realizar o Show de Talentos;
- Premiar os grupos;
- Valorizar os novos talentos.


 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting